Salmo 119: Obediência e Florescimento

 Salmo 119: Obediência e Florescimento




O Salmo 119 é talvez um dos salmos mais conhecidos de todo o Antigo Testamento. É certamente o mais longo dos salmos, com 176 versos. O foco do capítulo é o tesouro da Palavra de Deus, comunicado por meio dos termos "lei", "preceitos", "mandamentos", "regras", "estatutos" e "testemunhos". O salmista ama a Palavra de Deus e vê todos os benefícios que pertencem a ele como resultado de valorizar essa Palavra. Um desses aspectos é a ideia de florescer. A obediência à Palavra de Deus leva ao florescimento humano.

 

Salmo 119: A Doutrina Ensina

 

É tentador acreditar que, por causa da Queda, só há devastação, destruição e resistência nesta vida. A doutrina fiel ensina que o trabalho será árduo e composto de “cardos e espinhos” (Gênesis 3: 18-19), e que esta vida será cheia de problemas (João 16:33). E, no entanto, a Bíblia tem uma espécie de teologia do florescimento humano. O conceito não é totalmente estranho, nem em desacordo com a cosmovisão bíblica. 

 

Os termos bíblicos “shalom” e “abençoado” enfocam aspectos dessa mesma ideia (para mais informações, veja Jonathan Pennington “A Biblical Theology of Human Flourishing). O Salmo 119 vincula essas idéias à obediência à Palavra de Deus. A pessoa mais “abençoada”, a pessoa que floresce, é aquela que guarda o testemunho de Deus (v. 2).

 

Salmo 119: Versos 1-8

 

Os versos 1-8 oferecem a exploração mais clara dessa ideia. Aqui vemos repetidamente o princípio de que para florescer exige que se guarde os mandamentos de Deus. Nós lemos:

 

  1. Bem-aventurados aqueles cujo caminho é irrepreensível,  que andam na lei do Senhor !
  2. Bem-aventurados os que guardam o seu testemunho,  que o buscam de todo o coração,
  3. Os que também não praticam o mal,  mas andam nos seus caminhos!
  4.  Ordenaste que os teus preceitos  fossem guardados com diligência.
  5. Oxalá os meus caminhos sejam firmes  em guardar os teus estatutos!
  6. Então não serei envergonhado,  tendo os meus olhos fixos em todos os teus mandamentos.
  7. Eu te louvarei com um coração reto,  quando eu aprender suas regras justas.
  8. Eu guardarei seus estatutos; não me abandone totalmente!

 

Salmo 119: Bem-Aventurado

 


A palavra “bem-aventurado” é difícil de transliterar. Muitas vezes pensamos nisso puramente em termos de favor espiritual - como em, a pessoa que recebe o favor de Deus é "abençoada". Isso certamente é verdade e existem inúmeras passagens nas Escrituras que apontam para essa dimensão do conceito. A palavra também comunica os conceitos básicos de prosperidade, sucesso na vida e vida produtiva. O Salmo 119 demonstra a relação entre os dois elementos desse conceito. Então, Jonathan Pennington escreve:

 

Assim, quando os Salmos falam de 'um re-estado daquele que medita na Torá (as instruções da aliança de Deus), como em Salmos. 119, esta é simultaneamente uma afirmação de que esta pessoa orientada para Deus está em um estado de florescimento precisamente porque ele ou ela está experimentando os meios mais diretos de graça que Deus ordenou para efetuar o favor de seu povo - mediação sobre a auto-revelação de Deus, ou em suma, conhecer a Deus. Portanto, existe uma relação orgânica inevitável entre o florescimento humano e o favor ou bênção de Deus. ( O Sermão da Montanha e o florescimento humano )

 

Portanto, a palavra “bem-aventurado” nessas passagens carrega tanto a conotação de florescimento humano quanto a conotação de favor para com Deus. Na verdade, eles vão juntos.

 

Salmo 119: O Florescimento Acontece

 

Para o salmista, o florescimento acontece porque ele anda na lei do Senhor (v. 1). A adesão aos mandamentos de Deus é o meio para viver bem. Ele é “abençoado” quando guarda o testemunho de Deus (v. 2). Ele expõe isso mais claramente, afirmando que isso significa não fazer nada errado e, novamente, andar nos “Seus caminhos” (v. 3). Ele continua com o tema da caminhada nos versos 44-45:

 

Guardarei a tua lei continuamente,
para todo o sempre,
45  e andarei por um lugar amplo,
pois tenho procurado os teus preceitos.

 

Salmo 119: Confiança e Segurança



Andar em um “lugar amplo” é andar com confiança e segurança. Um local estreito seria apertado e o caminhante teria que estar continuamente em guarda para não escorregar e cair do caminho. Mas um lugar amplo tem muita latitude e incentiva uma caminhada forte e confiante sem medo. O salmista vê que dentro das fronteiras da lei de Deus há muito espaço e, com isso, muita confiança e segurança. Em outras palavras, ele pode florescer neste caminho.

 

A Bíblia como um todo pega esse tema de obediência que leva ao florescimento em outro lugar. Vemos isso, por exemplo, em todo Deuteronômio (Deuteronômio 5:33; 6: 3, 18; Quando Moisés dá a lei sobre sacrifícios e adoração em Deuteronômio 12, ele afirma:

 

Tenha o cuidado de obedecer a todos estes regulamentos que estou lhe dando, para que sempre vá bem com você e seus filhos depois de você, porque você estará fazendo o que é bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. (v. 28)

 

Vemos isso também em outros Salmos (Salmos 1: 1-3; 112: 1; 128: 1). O princípio é até mesmo aplicado em geral com obediência aos pais (veja Ef. 6: 3, referenciando Deuteronômio 5:16). A obediência leva ao florescimento.

 

É claro que não é verdade que podemos aplicar esse princípio como um princípio absoluto. Tanto os legalistas quanto os pregadores da prosperidade o aplicam dessa forma e nos ensinam que o sofrimento é sempre resultado do pecado. A Bíblia tem uma teologia muito mais robusta de sofrimento e bênção (veja Rom. 5: 3-5). Obediência não equivale automaticamente ao florescimento em todos os casos, mas como regra geral, a obediência ao caminho de Deus é o meio para o tipo certo de "florescimento".

 

Salmo 119: O Princípio

 

Este princípio deve fazer sentido para o crente. Se Deus criou o mundo, então Ele é quem estabeleceu a maneira como ele funciona. Ele é quem estabelece como deve ser o florescimento neste mundo. Quando tentamos ter sucesso na vida longe Dele, então, estamos tentando viver no mundo de uma forma contrária aos Seus desígnios. Isso sempre acabará por levar à frustração e ao fracasso. Mas viver no mundo de acordo com a maneira de seu criador é encontrar maior florescimento e sucesso. O salmista sabe disso e nos encoraja a experimentar o que ele sabe: a obediência à Palavra de Deus leva ao florescimento humano.

 

Técnica do Egrégora do Globo Azul . 

Clique na Capa do e-Book para fazer o download.


 

Tags:

salmo 119,

 

 

# Salmo119






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder dos Salmos

Como Orar Salmos para Resolver Problemas?

Desbloqueando Milagres: Descubra o Poder dos Salmos